Imagem capa - Como organizar um casamento por F5 - Fotografia

Como organizar um casamento

Como organizar um casamento passo a passo                                                                                                                                                                                                                                                               

Após marcar a  data oficialmente, cai a ficha da enorme lista de tarefas que terão para  organizar a cerimônia como sempre sonharam. Não se preocupem, com muita  organização e nossa ajuda seu evento irá arrasar e surpreender.            

Sonham  há muito tempo em marcar a data do dia C, sabendo que será uma grande  maratona com muitas coisas para resolver. O normal, após o noivado e a  definição da data, é pensar primeiro no tipo de vestido de noiva e em fazer a reserva da igreja, mas esses são alguns dos vários detalhes que ocuparão seus pensamentos por mais de um ano. São várias pequenas decisões que terão que tomar diariamente, desde o sapato para noivas, passando pela cor dos guardanapos ou das velas, e pensando no modelo de penteado para casamento que vão adotar. Além, é claro,  de fazer com que as escolhas caibam no  bolso. Saiba que apenas com extrema organização, paciência e dedicação  irão conseguir não surtar antes do dia C. E te ajudaremos para que tudo  seja o mais tranquilo possível!

Um ano antes

  • Planejar é fundamental – Para evitar estresse, fazer uma planilha  detalhada e saber realmente o tamanho das tarefas que devem providenciar  será essencial nessa sua maratona. Cada pequeno pormenor deverá constar  no seu cronograma, inclusive com a data chave para fechar e assinar o contrato com cada fornecedor.  Devem pensar que em determinados meses do ano há mais eventos que em  outros e a antecedência é fundamental. Você não vão querer ficar sem as flores do casamento que sempre imaginaram por não fazerem a reserva a tempo.
  • Auxílio – Este é também o momento de decidir se vocês planejam  buscar fornecedores e fazer toda a organização sozinhos ou se querem  contar alguma ajuda profissional, como uma assessoria. Caso queiram uma  um profissional, escolham uma pessoa com experiência, que seja prática e que vocês gostem desde o primeiro encontro.

  • Estilo do evento – Definir o caráter do evento é o primeiro passo para saber o que realmente necessitam. Preferem uma decoração de casamento rústico ou muito sofisticada? Qual o tamanho do local? Na praia, no campo ou na cidade? A que horas? Para quantas pessoas? São as perguntas que o casal deve responder assim que marcarem o dia mágico para poder definir e começar a direcionar as tarefas.  
  • Reservar a igreja – Fundamental para direcionar várias decisões é  marcar a data da igreja. E lembrem-se: muitas igrejas só têm  disponibilidade com um prazo de mais de uma no de antecedência. Assim,  aquela capela que você sempre idealizou pode não estar livre.
  • Documentação e requisitos – Tanto para a igreja como para o  casamento no civil alguns documentos devem ser providenciados e os  prazos exigidos de cada entidade devem ser checados. Lembrar que a burocracia pode variar bastante em cada cidade ou paróquia.
  • Espaço – Visite muitos espaços disponíveis e só assine o contrato  depois de degustar o menu proposto de cada um. Nunca bata o martelo sem  ter certeza que a alimentação e bebidas estão de acordo com o que vocês  desejam.

6 meses antes

  • Convites – Chegou o momento de encomendar os convites de casamento diferentes, antes porém, você já devem ter feito a reserva da igreja e assinado o contrato do espaço onde será a festa. Importantíssimo para dar o "start" e começar a orçar com as gráficas para convites é ter os locais definidos.
  • Padrinhos – Definidas as diretrizes de todo o evento está na hora de convidar os padrinhos, afinal eles também necessitarão de um tempo hábil para se prepararem para o grande dia. Não dá para convidá-los com pouco tempo de antecedência.

  • Look – Depois de acertado onde será e como será, chegou o momento delicioso de escolher seu amado vestido de noiva de renda com pedraria. Nessa altura, você já deve ter pesquisado milhões de modelos de vestidos de noiva, mas está no momento de definir se vai mandar fazer, alugar ou comprar pronto e providenciar o look.
  • Serviços profissionais – Alguns serviços profissionais precisam ser  estipulados com critério para que sejam impecáveis. Se deseja que as  fotosfiquem perfeitas, que as músicas da festa do casamento sejam incríveis para animar a todos, e que o bolo decorado do casamento seja lindo e delicioso, não pode deixar para procurar estes profissionais na última hora.

3 meses antes

  • Entregar convites – Chega o momento de enviar os convites, atualize a lista de convidados e peça confirmação.  Caso a opção seja por um mini wedding ou um casamento fora da cidade  onde vivem, os convites devem ser entregues com seis meses de  antecedência, já que este tipo de enlace costuma ser mais intimista e  com detalhes personalizados, e os convidados devem se preparar melhor.
  • Transporte – Pensem se vão querer alugar um carro (ou outro meio de  transporte) para levá-los até a igreja e ao local da festa ou se será  com o próprio carro do casal. 
  • Testes – Tanto o teste de penteado preso para o casamento (ou aquele que escolheu e que harmoniza com o vestido) como o de maquiagem, devem ser feitos com prazo. Então, se não estiver satisfeita terá tempo para resolver. Prove novamente o vestido e ande com o sapato várias vezes.

  • Votos – Sempre alertamos que deixar para escrever os votos de última hora pode não dar certo. Pegue um caderno e vá fazendo rascunhos de seu discurso de agradecimento aos convidados e seus votos para o seu amor.
  • Encomendas – Reveja o que falta encomendar ou comprar doces, as lembrancinhas baratas do casamento que ficou de procurar, qualquer detalhe que pode ser acrescentado ao look do noivo ou da noiva, e gravar os nomes nas alianças ou se quiserem, frases curtas de amor escolhidas pelos dois. 

Uma semana antes

  • Check list – É o momento de rever todas as suas planilhas para não deixar escapar nenhum detalhe importante. Cheque com os fornecedores se está tudo programado do jeito que pediu, e nessa lista entram o bolo e os noivinhos para o bolo de casamento, as bebidas, flores, reserva do cabeleireiro e todos os outros que devem entregar algo nessa semana derradeira.
  • Beleza – Alguns procedimentos que tenha deixado para esse período como depilação, acertar a franja e outros. O noivo também deve ter essa preocupação e cuidar da sua aparência com tratamentos específicos para a pele  masculina, e ambos também podem aproveitar para marcar um spa relaxante  alguns dias antes, para tentarem estar o mais leve possível no dia do  "sim".

O casamento é um grande passo na vida de duas pessoas e, por isso, é tão importante que todas as decisões sejam tomadas em conjunto,  e que desde o primeiro momento ambos se comprometam, inclusive anotando  as boas ideias e depois compartilhando impressões. Acabada a maratona  da organização, vocês poderão aproveitar a experiência e festejar essa  nova fase a dois todo mês. Relembrar a data do dia mágico mensalmente  será um prazer ainda maior se ousar com um novo vestido de festa incrível para surpreender o maridão, e receber dele um buquê de flores encomendado para reviver o dia  será uma surpresa linda!

Fonte: https://www.casamentos.com.br/artigos/organizar-um-casamento-passo-a-passo--c2466